Crysis, o exigente game de tiro em primeira pessoa arrasa-quarteirão que a Crytek lançou para PCs em 2007, pode ser considerado um jogo “à frente do seu tempo”, porque ficou famoso por não rodar no máximo da sua qualidade gráfica, mesmo no mais poderoso dos computadores domésticos. Por outro lado, acabou servindo de referência para o que PlayStation 3 e Xbox 360 seriam (ou deveriam ser) capazes de fazer. Mas acabou não sendo lançado para consoles, apenas sua sequência, em março deste ano.
Agora, aparentemente, o game original poderá ser lançado para consoles, segundo registro na Junta de Classificação de Software de Entretenimento norte-americano (o ESRB na sigla em inglês) e no órgão equivalente de classificação etária de games da Coréia do Sul. Ambas registram uma edição do título para o Xbox 360, mas o banco de dados do ESRB também cita uma versão para o PS3.
Vale lembrar que rumores sobre uma versão para consoles surgiram logo quando o game foi anunciado, na época, mas nada foi confirmado oficialmente até agora, nem pelaCrytek, nem pela Electronic Arts, distribuidora do jogo. Crysis roda no motor gráfico conhecido como CryEngine 2, criado especialmente para PCs, e bastante pesado. O motor usado em Crysis 2 é o CryEngine 3, que é mais amigável para jogos multiplataforma e foi desenhado pensando nas limitações de PS3 e Xbox 360.
Assim, se o port for confirmado, fica a dúvida sobre o tipo de adaptação que Crysis terá que receber – e principalmente os sacrifícios que serão feitos – para que o jogo rode de maneira fluida nos consoles domésticos atuais.
0 comentários:
Postar um comentário